Sobre o Curso

ÁREA
Vestuário

CARGA HORÁRIA
800 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
CENTRO DE TREINAMENTO SENAI - OURINHOS
R VITORIO CHRISTONI, 1.500 - Vila São Luiz | Ourinhos CEP: 19911-200

TELEFONE
14 3302-1250

E-MAIL
atendimento794@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial - Costureiro Industrial do Vestuário ? tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional na costura de peças do vestuário, demonstrando domínio sobre máquinas de costura industrial, acessórios e equipamentos, individualmente ou em equipe, sob supervisão direta de profissional da área, respeitando normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança no trabalho e observando os princípios de ética profissional.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
Ser aprovado no processo seletivo;

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 80h
Comunicação; Parágrafo; Técnicas de intelecção de texto; Resumo; Descrição de Objeto; Descrição de Processo; Descrição de ambiente; Dissertação; Pesquisa bibliográfica; Estruturas-padrão; Relatório; Editor de Textos.

DESENHO TÉCNICO APLICADO AO VESTUÁRIO: 80 horas
Material de Desenho; Geometria Básica; Antropometria aplicada ao vestuário; Ficha técnica; Modelo de Peças do Vestuário.

FUNDAMENTOS DA COSTURA INDUSTRIAL: 240 horas
Máquina Reta de Costura Industrial ? Ponto Fixo 301; Costura; Linhas e Fios; Agulha; Instrumentos de Medição; Ponto de costura; Regulagem de Máquinas para a Costura; Máquinas Especiais de Costura Industrial; Peça-piloto; Ferro elétrico; Posto de Trabalho; Saúde e segurança do trabalhador; Descarte de resíduos da costura.

MODELAGEM INDUSTRIAL: 120 horas
Ficha técnica; Fibras; Tecido Plano; Tecido de Malha; Aviamentos; Modelagem; Molde; Matemática aplicada; Descarte de Resíduos da Modelagem.

CORTE INDUSTRIAL: 40 horas
Consumo médio de matéria-prima da peça-piloto cortada; Grandezas Físicas; Encaixes; Risco Marcador; Enfesto; Instrumentos; Ferramentas; Corte; Segurança e saúde ocupacional no trabalho.


COSTURA INDUSTRIAL: 240 horas
Saúde e Segurança no trabalho; Acessórios de máquinas de costura; Dispositivos de máquinas de costura; Sequência Operacional da Costura Industrial; Aviamentos; Prensa térmica; Etiqueta; Embalagem.