Sobre o Curso

ÁREA
Produção

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
ESCOLA SENAI DE OURINHOS
R VITORIO CHRISTONI, 1.500 - Vila São Luiz | Ourinhos CEP: 19911-200

TELEFONE
14 3302-1250

E-MAIL
atendimento794@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso técnico de Logística tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento, execução e controle das operações dos processos logísticos, atendendo a suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços, em conformidade com as normas de saúde, higiene, meio ambiente e segurança e legislação vigente e, ainda desenvolver habilidades e atitudes que propiciem ao aluno a ampliação de sua capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e complexas, respeitando os valores éticos e estéticos na realização de seu trabalho.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Leitura, interpretação e produção textual; documentação oficial; métodos de apresentação; comunicação.

MATEMÁTICA APLICADA
Medição; cálculos matemáticos; elementos de geometria; organização de dados numéricos; custo.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Editor de texto; planilha eletrônica; programa de apresentações; manipulação de arquivos; fundamentos da informática; periféricos; softwares específicos para logística.

FUNDAMENTOS DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS
Fundamentos da logística; suprimentos; produção; distribuição; gestão logística; filosofia just-in-time ? JIT; planejamento industrial; produção; gestão da qualidade; técnicas de movimentação de materiais; embalagens; técnicas de armazenagem; técnicas de transporte de cargas; meio ambiente.

PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS
Fundamentos do planejamento; planejamento da produção; planejamento de suprimentos; planejamento da distribuição; planejamento da manutenção; desenho de arranjo físico; fluxo de processo.

CONTROLE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS
Controle do planejamento da produção; controle dos recursos do planejamento; controle do lead time; controle da capacidade instalada; controle do suprimento; controle do planejamento da distribuição; planejamento da manutenção.

PROGRAMAÇÃO DE SUPRIMENTOS
Fundamentos da programação de suprimentos; recebimento; expedição; embalagens; inventário; acurácia de estoque; armazenagem; gestão de estoque; técnicas de negociação;
softwares; movimentação de materiais; prestadores de serviços logísticos; manutenção; seguros; saúde, higiene e segurança do trabalho.

CONTROLE DE SUPRIMENTOS
Fundamentos; suprimentos; controle das operações de transporte inbound; controle dos estoques; controle das embalagens; controle do transporte; controle de seguros; controle da manutenção; controle da qualidade; saúde, higiene e segurança do trabalho; relatórios.

PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO
Programa mestre de produção; movimentação dos materiais; estoques recebimento de materiais; máquinas; ferramentas; insumos; mão de obra; embalagens; manutenção industrial;
programação da produção; liberação ordens de produção; custos; arranjo físico das instalações.

CONTROLE DE PRODUÇÃO
Programa mestre de produção; movimentação dos materiais; estoques recebimento de materiais; máquinas; ferramentas; insumos; mão de obra; embalagens; manutenção industrial;
programação da produção; liberação ordens de produção; custos; arranjo físico das instalações.

PROGRAMAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO
Fundamentos; plano de trabalho da distribuição; análise de demanda; transportes; roteirização;
expedição de produtos acabados; negociação; cargas asseguradas; manutenção; gestão da qualidade; movimentação de produtos perigosos; embalagens; movimentação de materiais;
indicadores de desempenho; análise de custo x benefício; meio ambiente; saúde, higiene e segurança do trabalho.

CONTROLE DE DISTRIBUIÇÃO
Fundamentos do controle da distribuição; controle da distribuição; controle do estoque; controle de produtos perigosos; inventário; controle dos indicadores da distribuição; controle da qualidade; movimentação dos materiais; manutenção.

CONTROLE OPERACIONAL
Fundamentos do controle operacional; controle das operações; controle da qualidade operacional; controle das operações de manutenção; controle operacional de custos;
indicadores operacionais de custos; indicadores operacionais de prestadores de serviços;
logística internacional.

PROJETO LOGÍSTICO
Fundamentos de projetos; planejamento de projetos; desenvolvimento de projetos;
apresentação de projetos; metodologia de pesquisa; ferramentas de diagnóstico e análise.