No ano de 2008, mais precisamente no dia 28 de maio, um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o SENAI-SP dá início aos trabalhos para a instalação de uma escola SENAI no município de Ourinhos, SP.

Por meio deste convênio, a Prefeitura Municipal construiu o imóvel em que a escola funciona atualmente, dotando-o com a infraestrutura básica necessária, como instalações elétricas, iluminação, água, esgoto e pintura, observando as determinações constantes no leiaute definido pelo SENAI - SP.

No dia 14 de abril de 2010, o presidente do Senai-SP, Paulo Skaf, acompanhado do diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni Gonçalves, receberam oficialmente do prefeito de Ourinhos o prédio com 2.500 metros quadrados, pronto para o funcionamento da nova unidade do Senai-SP, em um evento que contou com a presença de mais de 300 pessoas.

Em 11 de julho de 2010, o Centro de Treinamento SENAI de Ourinhos recebe autorização de funcionamento e passa a capacitar 32 alunos no curso Técnico em Eletromecânica, articulado com o ensino médio do SESI, ofertando também alguns cursos de Formação Inicial e Continuada. Porém continuava a montagem do leiaute definitivo da escola, adequando suas instalações elétricas às potências dos diversos equipamentos, montando laboratórios, ambientes de ensino e oficinas, elevando a oferta dos diversos cursos, e preparando a nova unidade para a sua inauguração, prevista para o primeiro semestre de 2013.

Conforme previsão, a inauguração oficial ocorreu no dia 19 de abril de 2013, e a escola já mantinha em pleno funcionamento diversas áreas tecnológicas como: Automobilística, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. Atualmente também estão presentes as áreas de Alimentos e Manutenção.

Os programas educacionais são voltados para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter capacitação básica, especialização técnica e atualização tecnológica. A escola também foi projetada para oferecer assessoria técnica e tecnológica para as empresas.